Águaviva

RODAS DE CONVERSA

Produção cultural e artes visuais em São Carlos 

29 de setembro, sexta,

das 19h às 21h 

 

convidados:

Ana Cris Campos (Instituto Janela Aberta)

Edison Santiago (Centro Cultural da USP)

Gabriela Loreti (Águaviva Produções)

mediação:

Amanda Ruggiero e Daniel Paschoalin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roda de conversa sobre a produção cultural voltada às artes visuais em São Carlos. A partir da experiência das pessoas convidadas, busca-se dialogar sobre como tem sido a ocupação dos espaços culturais para a exposição de mostras coletivas ou individuais e também sobre quais as práticas adotadas para a exibição e arquivamento de trabalhos de artistas locais, no que diz respeito a estrutura e visibilidade. Além disso, busca-se compartilhar diferentes experiências com trabalhos de exposição e circulação de artes na cidade e refletir sobre possibilidades de profissionalização e fortalecimento da produção cultural, assim como de diálogos institucionais. 

 

As artes visuais em São Carlos nos anos 1980

17 de agosto, quinta,

das 18h30 às 21h 

 

convidados:

Ismael Oliveira, Kena, Preá 

mediação:

Amanda Ruggiero e Daniel Paschoalin

 

 

Um panorama da cena de artes visuais de São Carlos na década de 1980 e seus desdobramentos contemporâneos, aprofundando a discussão levantada pela exposição sobre paralelos e legados, por meio do diálogo direto com alguns dos artistas – ainda em atuação – que ajudaram a consolidar este movimento profícuo de produção e circulação das artes na cidade décadas atrás. Esta palestra é uma oportunidade de difusão da obra de artistas atuantes ou já falecidos que tiveram grande importância e, muitas vezes, alta visibilidade e inserção no circuito de artes visuais brasileiro, mas que, de forma geral, não são reconhecidos na cidade. Além disso, busca-se com essa conversa amplificar ou trazer à luz as relações de proximidade e afastamento entre as produções destes artistas da década de 1980 e as produções contemporâneas que vêm sendo produzidas também por artistas mais novos.  

Ser artista no interior: vivências e possibilidade

 

18 de agosto, sexta,

das 18h30 às 21h 

 

convidados:

Anny Lemos, Marcel Guerreiro, Washington Pastore

mediação:

Amanda Ruggiero e Daniel Paschoalin

 

Esta conversa busca a construção de um diálogo com foco na produção artística dos artistas da cidade de São Carlos, abordando potencialidades, intercâmbios e parcerias possíveis, entre artistas e espaços culturais, além de horizontes de difusão dessa produção artística realizada a partir do interior do Estado. Busca-se traçar um panorama das artes plásticas no município e colocar em relação diversos agentes, como artistas, colecionadores, galeristas, produtores, estudantes, entre outros, para discutir acerca das iniciativas particulares dos artistas e grupos, e pensar possíveis estratégias de parceria e fortalecimento do circuito de artes visuais do interior. 

 

atividades gratuitas, sem necessidade de inscrição

local: auditório do Centro Cultural da USP